A AgroNicolau, pertencente ao Grupo Nicolau e é considerada uma das melhores selecionadoras de Nelore da região Norte Nordeste.
Há 30 anos, o empresário Antônio José Hiluy Nicolau já percebia que o agronegócio seria o setor de grande futuro da economia maranhense e que este precisaria de animais melhoradores selecionados para alta produtividade nas condições ambientais específicas do estado do Maranhão. Assim nasceu a Nicolau Agropecuária.
Em 1990, Nicolau que atuava no setor da construção civil, adquire a fazenda, hoje denominada São Jorge. Em maio de 1991, em Uberaba/MG, compra as primeiras matrizes Nelore PO e associa-se à Associação Brasileira de Criadores de Zebu a ABCZ. Em 12 de junho de 1991, nasce Açaí N. S. Jorge, primeiro animal PO a ser registrado em nome de Nicolau Agropecuária. Nos anos subsequentes, Nicolau seguiu investindo, adquirindo mais matrizes da raça Nelore dos principais criatórios do país, em 1999 inicia a criação da raça Gir Leiteiro e em 2009 da raça Brahman.
Na vida empresarial, Antônio José Nicolau recebeu vários prêmios, entre eles o de Empresário do Ano da Associação Comercial do Maranhão, 2009, o Estribo de Ouro do Mérito Pecuário da Associação dos Criadores do Maranhão e diversas vitórias nos programas das parceiras Petrobras e Liquigás.
Na pecuária não poderia ser diferente: tem trajetória marcada pela liderança e pioneirismo, são centenas de premiações, entre campeonatos individuais e de progênie, grandes campeonatos e prêmios de melhor criador e expositor. Destacam-se o Melhor Criador e Melhor Expositor Nelore da EXPOEMA 2009 e o Melhor Criador e Melhor Expositor Nelore Mocho do Ranking Norte 2012 da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil. Todas essas premiações são resultado direto das atitudes pioneiras de Antônio José Hiluy Nicolau.
Na pecuária maranhense foi um dos pioneiros na transferência de embriões bovinos, galgando nos anos de 2010 a 2012 a posição de líder na fecundação in vitro no Estado. Na Nicolau foram realizadas as primeiras inseminações artificiais comerciais em ovinos do Maranhão e Roma FIV AgroNicolau, foi o primeiro animal nascido de um criatório maranhense a ser clonado.
Em 2006, ao completar 15 anos, a Nicolau Agropecuária passou por uma transformação, vislumbrando que: mais que criar, multiplicar, reproduzir, o trabalho a que se dedica é o de selecionar, escolher, melhorar, a empresa, que já ocupava lugar de destaque na pecuária maranhense, sendo assim, rebatizada e passa a ser denominada AgroNicolau.
Essa metamorfose é pautada nos valores empresariais de Antônio José Nicolau: Honestidade, Perseverança e Inovação.
AgroNicolau assume a Missão de produzir reprodutores tão especiais que tenhamos orgulho em lhes dar o nosso nome: AgroNicolau. Tudo para contemplar a Visão de Antônio José Hiluy Nicolau de ser referência em pioneirismo, em sustentabilidade e em boas práticas de manejo e empresariais na pecuária maranhense.
Grande vivência no agronegócio e business
Na vida empresarial, Antônio Nicolau recebeu vários prêmios
O Brahman possui qualidades zootécnicas do zebuíno, bem como demais características advindas dos taurinos, reunindo produtividade com qualidade. O Brahman é uma raça zebuína especializada para corte e com resultados desejáveis quanto à precocidade e conversão alimentar, já que atinge maior peso que outras em todos os mesmos regimes alimentares. Quanto às fêmeas, possuem curto […]
A AgroNicolau buscou investir no Gado Gir a partir da necessidade de gado rústico na pecuária leiteira do Maranhão. Hoje o rebanho encontra-se totalmente a pasto, provando sua rusticidade. O Gir PO AgroNicolau iniciou na aquisição do prestigioso rebanho Ipê Ouro, que foi transferido de Uberaba-MG para o Maranhão, onde continuamos a seleção estritamente a […]
O Nelore é a essência da Pecuária Brasileira, além de ser considerado hoje como um patrimônio legitimamente nacional, o Nelore produz carne saudável e natural, exportada para diversos países. O Nelore PO AgroNicolau tem o objetivo de conciliar o padrão racial estabelecido nos anos de trabalho de exposição com os altos índices produtivos alcançados no […]